terça-feira, 22 de julho de 2008

A beleza das Small Houses

Pensar pequeno não significa mais ser medíocre. Pelo menos é o que prega a Small House Society. A filosofia aqui é: casas pequenas são melhores porque requerem menos energia, menos manutenção, menos material para construí-las e o impacto ambiental que causam é menor.


Nesses dias de Global Warming Total Fear, é bom pensar um pouco pequeno!.. E , como sem beleza não dá pra ser feliz, sejamos ambientalmente corretos sim, pero sin perder lo charme jamás!


Montecito Residence, de Tom Kundig

Olson Sundberg Kundig Allen ganhou três prêmios da AIA Seattle Honor Awards, com os projetos The Rolling Huts, Outpost e Montecito Residence . Tom Kundig é o arquiteto responsável pelas três casas. E o cara é gênio mesmo!!


The Rolling Huts

Boa idéia para quem quer visitar os amigos sem ter que sair de casa! Basta levá-la junto....e nem se compara em termos de criatividade e sim patia, com os infames traillers que viraram casa dos americanos monetariamente prejudicados!


Mas foi a Delta Shelter que me conquistou prá valer!

Esta cabine de fim de semana , com 90 m2, basicamente uma caixa de aço e vidro, pode ser completamente fechada quando o proprietário está ausente, usando-se uma grande manivela . Situada perto de um rio em uma zona sujeita a inundações, tem três níveis e é coberta pela sala de visitas/cozinha.






Incrível também é a The Tree Village, feita com 30 micro compacts homes, foi concebida para ser uma espécie de casa do estudante. Tem 15m de altura e estrutura feita de pequenas colunas de aço , ou "troncos". No centro fica a escada externa e o shaft que alimenta as micro homes com energia e água. As micro homes são arranjadas em torno da estrutura de forma a maximizar a transparência e a abertura para que o entorno seja parte integrante do ambiente.


The Tree Village, projeto de Richard Horden


A Micro Compact Home, de Richard Horden

E para quem quiser morar numa Roof Top em Manhattan mas não é ziliardário, já existe uma solução genérica:


É o Loftcube, de Werner Aisslinger. Desenhada para os telhados dos edifícios, é transportada por helicóptero. Um tanto quanto Jetsons, mas é eco-friendly , pré-fabricada, em madeira e vidro. Não é lá muito mínima no preço, em torno de U$ 55.000, vaga no telhado não incluida....


A WeeHouse de Alchemy Architects é uma mini-mansão pré-fabricada em madeira e vidro, e é uma pérola entre as super-mini...O preço? $125 por pé quadrado, o que equivale a 0,029 m2. Será que essa conversão está certa?






A Wingardhs Mill House em Vastra Karup, Suécia, é uma manifestação do Ritual Sueco da sauna e banho...
E na Polônia, Front Architects desenharam a Single Hauz como uma espécie de manifestação sobre o verdadeiro propósito da casa para o Homem Ocidental. Como uma unidade habitacional single, pode ser instalada em praticamente todos os lugares do planeta, mas é particularmente interessante em locais que tenham vista bacana, como lagos, florestas, montanhas, ou até mesmo a rua principal da cidade









E para finalizar, em homenagem à minha amiga Xênia, fiel leitora deste blog que andou por aquelas bandas, a Pirates Bay House, na Tasmânia...




A casa parece flutuar!


Au revoir!

Um comentário:

Fifi Flowers disse...

I love looking at architecture... nice post... not my style, but I appreciate it. Some great locations!