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- Outubro de 2006: Emergência contratada com a SOMAR,
- Dezembro 2008: Audiência do Superintendente da APPA com
Figura gerada pela batimetria de Ago/2005: O canal já mostrava deformidade no seu centro
Figura da batimetria de Dez/2008 após ciclones e ressacas:
deformação total do canal e avanços de taludes de areia em vários locais.
A emergência evidenciada.
Figura comparativa do avanço do talude do canal em várias épocas:
Em 121 dias do final de 2008 foi equivalente aos três anos anteriores,
confirmando a gravidade da situação.
Portos do Paraná na discussão do modelo de dragagem:
- O ex-Superintendente da APPA Eduardo Requião , à frente da autarquia desde
Janeiro de 2008 até Setembro de 2008,
promoveu a discussão do modelo brasileiro de dragagem,
a reserva de mercado para as raras e pequenas dragas nacionais,
provocando a mudança no modelo de dragagem do Brasil.
- Resultado: Edição da MP 393/07 após, Lei nº. 11.610/07
– que cria o Plano Nacional de Dragagem.
A dragagem de emergência do Canal da Galheta:
- Modelo adotado pela Secretaria de Portos da Presidência da República
– SEP disponibilizado pelo Ministro Pedro Brito,
na forma em que foi utilizado para o caso do porto de Itajaí-SC.
- Em 31/12/08, a APPA envia ofício-consulta
às oito empresas de dragagem cadastradas pela SEP.
- Publicação em jornais de circulação nacional e
Diário Oficial do Estado PR da consulta de preços.
Onze empresas receberam o material técnico da APPA,
via cadastro da SEP e pelos avisos públicos
de consulta de preços.
- Em 14/01/09 a APPA finaliza o recebimento das propostas e
seu relatório final, com deliberação do Governador do Estado
do Paraná Roberto Requião.
- 20/01/09, assinatura do contrato dos serviços
de dragagem emergencial com a empresa
SOMAR SERVIÇOS MARÍTMOS LTDA.,
no atendimento dos requisitos que a administração
do porto julgou mais adequados à situação crítica do canal.
Finalmente, após muita luta, atracou no cais do Porto de Paranaguá
a draga “HAM 310”, que vai realizar a dragagem emergencial do Canal da Galheta.
Ela chegou por volta das 10 horas da manhã
de sexta-feira (23/01/09) e ficará no cais até que toda a documentação
exigida por órgãos como Capitania dos Portos, Ministério do Trabalho,
Polícia Federal e Receita Federal sejam entregues
e as autorizações sejam emitidas para o início dos trabalhos.
De acordo com o Superintendente,
Esta postagem foi praticamente toda "copiada "
do blog Ponto a Porto ,
de Daniel Lúcio Oliveira de Souza,
o Superintendente da APPA.
Tem muito mais sobre este e outros assuntos
relacionados à área portuária lá.
3 comentários:
Pô Ana,
Assim me matas do coração de emoção!
Obrigado pela homenagem.
abração.
Daniel
PS: O "pô" não fica bem pro cargo, mas foi expontâneo.
Ana
Sempre interessante abordagens isentas do aspecto político da coisa.
A RP da APPA deveria encaminhar o post do Daniel para a imprensa.
Beijos
Ivo
P.S.: Safadeza - vc postou depois de 00:03... Só vi agora de tardinha
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