terça-feira, 26 de agosto de 2008

A beleza das Pontes - parte I


Montrose Covered Bridge
Ontário - Canadá
Em 17 de Janeiro de 1881, John e Benjamin Bear propuseram ao Conselho de Woolwich, a construção de uma ponte coberta, o que foi aceito, e os irmãos, com experiência na construção de celeiros, construíram , por U$ 3.557,65 a Montrose Covered Bridge. A ponte continua no mesmo local onde foi construida, e embora tenha sido reformada várias vezes ao longo do tempo, sua aparência foi preservada. Ela é uma das mais bonitas e decorativas pontes cobertas e a última de Ontário. Diz a lenda local que o pedágio para passar por ela era cobrado em beijo...So romantic!

China

As pontes Wind and Rain (vento e chuva) são uma especialidade do povo do Dong (uma minoria étnica) , na China. Por viverem em vales ao longo dos rios, nas terras baixas, são excelentes construtores de pontes. Essas pontes são chamadas de "Vento e Chuva" por serem cobertas, e, além de permitirem a travessia dos rios, protegem as pessoas dos elementos. Tem 64,40 m de comprimento, 3,40m de largura e 10,60m de altura. Os dois lados da ponte são fechados, fazendo com que pareça um grande corredor. A ponte foi construida em 1916 , e como todas as pontes desse tipo, é inteiramente em madeira e pedra e foi construida sem um único prego.


Tsing Ma
Hong Kong - China
A Tsing Ma é a ponte suspensa mais longa do mundo e é a principal ligação entre Hong Kong e o seu aeroporto internacional na ilha de Lantau . A ponte tem 2,2 km de extensão, com os principais vãos medindo 1377 metros. Os pilares de apoio têm 206 metros de altura com distâncias de 62 metros. Cerca de 49000 toneladas de aço estrutural foi utilizado na sua construção , que custou HK $ 7,14 bilhões para construir.
A ponte é constituída por uma faixa de seis pista aberta com duas linhas ferroviárias e de uma estrada de duas vias abaixo. Inaugurada em 1997, esta maravilha da engenharia é um marco de Hong Kong.
Londres
É engraçado pensar em um congestionamento ancestral, mas foi exatamente por isso que a Torre de Londres foi construída. Lá pelo fim do século 19, o desenvolvimento da zona oriental
da Inglaterra causou um congestionamento tão grande na ponte, que a cidade decidiu construir uma nova ponte. A construção começou em 1886, liderada pelo arquiteto Sir Horace Jones e pelo engenheiro Sir John Wolfe Barry. O projeto tem duas torres de pedra e duas pontes levadiças para não atrapalhar o tráfego de embarcações pelo Rio Tâmisa. Um ano depois do início da construção, Jones morre e seu substituto, George D. Stevenson, juntamente com o engenheiro, decide mudar um pouco o projeto original, trocando a fachada original de tijolos, pelo estilo Vitoriano Gótico, com a intenção de combinar com a vizinha Torre de Londres. Quando a ponte abriu, em 1894, a população ficou revoltada. H. Heathcote Statham, membro do Royal Insitute of British Architect, descreveu o sentimento geral: "The Tower Bridge … represents the vice of tawdriness and pretentiousness, and of falsification of the actual facts of the structure." (fonte: Waddell, J., Bridge Engineering, Google Books) Com o passar do tempo, as pessoas começaram a amar a ponte e hoje em dia ela é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.
Florença
A Ponte Vecchio (Ponte Velha) é uma ponte medieval sobre o Rio Arno , em Florença. Famosa por ter uma grande quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de toda a sua extensão. Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projeto de autoria de Taddeo Gaddi. Formada por três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro. Desde sempre alberga lojas e mercadores, que mostravam as mercadorias sobre bancas, sempre com a autorização do Bargello, a autoridade municipal de então. Diz-se que a palavra bancarrota teve origem ali , pois quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto.
Durante a segunda guerra mundial, a ponte não foi danificada pelos alemães. Acredita-se que tenha sido uma ordem direta de Hitler. Ao longo da ponte, há vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de Benvenutto Cellini. O fato é ligado à antiga idéia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornavam-se eternamente ligados. Graças a essa tradição e ao turismo desenfreado, milhares de cadeados tinham de ser removidos com frequência, estragando a estrutura da ponte. Por isso, o município estipulou uma multa de 50 euros para quem for apanhado, em flagrante, colocando cadeados na ponte.

França
A Ponte do Gard foi construída pouco antes da era cristã para permitir que o aqueduto de Nîmes (que tem quase 50 km de comprimento) atravessasse o rio Gard. Os arquitetos romanos engenheiros hidráulicos que projetaram a ponte, com cerca de 50 m de altura e três níveis sendo o maior com 275 m , criaram uma verdadeira obra de arte utsando técnicas prá lá de avançadas para a época.
Estreito de Oresund, Suécia e Dinamarca
A Oresund Bridge ( em Dinamarquês, Øresundsbroen, em Sueco, Öresundsbron),é uma ponte híbrida, com duas linhas férreas e 4 pistas rodoviárias e atravessa o estreito de Oresund. É a mais longa deste tipo na Europa e liga as duas áreas metropolitanas da região do Oresund : a capital da Dinamarca, Copenhagen e a cidade sueca de Malmö. A construção começou em 1995 e terminou em 1999. Sua inauguração, em 1 de Julho de 2000 foi presidida pela Rainha Margrethe II da Suécia e o Rei Carl XVI Gustaf da Dinamarca. Inicialmente o tráfego na ponte não foi tão alto quanto o esperado, prossivelmente por conta do alto preço da travessia ( 36 Euros por automóvel). Em 2005 e 2006, no entanto, houve um rápido aumento do volume de tráfego na ponte, fenômeno atribuido ao aumento de compra de casas pelos Dinamarqueses na Suécia por causa dos preços serem menores em Malmö do que em Copenhagen. Em 2007 aproximadamente 25 milhões de pessoas atravessaram a ponte, sendo 15,2 milhões em carros e ônibus e 9,6 milhões em trens.

Le Viaduc de Millau
França

O Viaduto de Millau é uma grande ponte suspensa por cabos, que facilita a travessia do vale do Rio Tarn, próximo a Millau , no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês, especializado em pontes, Michel Virlogeux, é a mais alta ponte aberta ao tráfego de veículos do mundo, com 343 metros de altura. Inaugurada em 14 de Dezembro de 2004, foi aberta ao tráfego dois dias depois.
A construção da ponte consumiu mais de 394 milhões de euros, com uma praça de pedágio 6 km ao norte adicionando mais 20 milhões. Os construtores, Eiffage, financiaram a construção, pela concessão do direito de recolher pedágio por 75 anos, até 2080. Entretanto se a concessão for muito rentável, o governo tem a opção de assumir a ponte em 2044. A construção consumiu 127.000 m³ de concreto, 19.000 toneladas de aço para a estrutura e mais 5.000 toneladas de aço pré-estirado para o estaiamento. Os construtores afirmam que a ponte tem vida útil estimada em 120 anos.

Magdeburg Water Bridge, ou Wasserstraßenkreuz
Alemanha

Concluida em Outubro de 2003, liga dois importantes canais na Alemanha: o Elba-Havel Canal e o Mittellandkanal, perto de Magdeburg, e que conduzem à região industrial do Vale do Ruhr. A idéia é de 1938, mas a construção foi adiada durante a segunda guerra mundial. Durante e a guerra fria, o projecto foi adiado indefinidamente pelo governo oriental.Com a reunificação da Alemanha e o estabelecimento de projetos para o transporte, a ponte da água transformou-se outra vez uma prioridade. A construção começou em 1997, e após seis anos havia consumido
em torno de meio bilhão de euros. A gigantesca ponte de água liga agora o porto interno de Berlim com os portos ao longo do rio de Rhine. A "pista" enorme criada para os navios de transporte sobre o Rio Elba utilizou 24.000 toneladas de aço e 68.000 m3 de concreto .

Khaju Bridge
Isfahan, Irã
Khaju Bridge ( em persa, پل خواجو pol-e khajoo) é uma das mais famosas pontes em Isfahan, Irã, e tem atraído a admiração de viajantes desde o século 17. Shah Abbas II a construiu sobre as fundações de uma ponte do século 16. Ela tem 23 arcos e 150 m de comprimento e 14 m de largura. Faz a ligação entre Khaju , na margem norte com Zoroastrian através do Rio Zayandeh. Funciona também como um açude, com uma série de portões que transportam a água a um nível inferior, regulando o fluxo de água do rio. As pedras usadas na ponte têm mais de 2m de comprimento e a largura dos canais da base é de 20m. Inscrições indicam que foi reformada em 1873. Sobre o nível superior da ponte, as principais gôndolas centrais eram usadas por cavalos e carroças e os caminhos abobadados em ambos os lados, por pedestres.

Golden Gate
São Francisco, Califórnia

Uma das estruturas mais reconhecidas em todo o mundo, a Ponte Golden Gate foi a ponte mais comprida durante 27 anos depois de ter sido concluída em 1937. É uma ponte suspensa ancorada pela gravidade, com 1.280 metros de água passando por baixo de duas vigas de balanço de aço.
Joseph Strauss recebeu os créditos de engenheiro-chefe e mentor do projeto. Entretanto, o engenheiro Charles Ellis e o designer Leon Moissieff tiveram um grande papel no sucesso deste ícone das pontes. Com uma régua de cálculo e máquina de somar, seus cálculos resolveram os problemas de compressão e tensão que o projeto enfrentava.
Erguida entre duas torres elegantes, os dois principais cabos das pontes pesam 11.000 toneladas cada um, feitos de mais de 25.000 arames individuais. Além de segurar a estrada suspensa, os cabos também transferem compressão para as pontes, e para as âncoras das pontes em cada lado da construção. Sucesso instantâneo, a Ponte Golden Gate recuperou seus custos de 75 milhões de dólares em 1971 – cobrando pedágio apenas aos visitantes a caminho de São Francisco. Nas últimas sete décadas, a ponte sobreviveu a inúmeros terremotos, incluindo o devastador terremoto de 7.1 na escala em 1989. Na verdade, a ponte só foi fechada três vezes em toda a sua história devido a ventos fortes.


Gateshead Millennium Bridge
Newcastle, Inglaterra
A Gateshead Millennium Bridge é uma ponte para pedestres e ciclistas e a primeira ponte inclinável do mundo, sobre o rio Tyne, entre Gateshead e Newcastle, na margem norte do rio. A premiada estrutura foi projetada pelo arquiteto Wilkinson Eyre e o engenheiro estrutural Gifford.
A ponte foi levantada por um dos maiores guindastes do mundo , o Hércules II, em 20 de Novembro de 2000. Aberta ao público em 17 de Stembro de 2001, foi dedicada à Rainha Elizabeth II e custou 22 milhões de Libras Esterlinas, custo parcialmente financiado pela Comissão Millenium e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Aclamada mundialmente por sua beleza, tornou-se rapidamente um ponto de atração turística. 3 macacos hidráulicos gigantescos de cada lado da ponte, permitem que ela gire sobre rolamentos, possibilitando a passagem de navios de até 25 m de altura.
Leva cerca de 4,5 minutos para girar completamente, dependendo da velocidade do vento.
Sua aparência durante esta manobra a levou a ser apelidada de "Ponte que pisca o olho" . A ponte tem operado com segurança desde a sua inauguração, mas a sua reputação foi abalada em outubro de 2004, quando a falha de uma placa de circuito que custa £ 200, impediu a sua abertura .

Rotterdam
Apelidada de "O Cisne" por causa da sua forma, a Erasmusbrug foi terminada em 1996 e é uma ligação entre o norte e o sul da cidade de Rotterdam. Para permitir a passagem de navios, o lado sul tem uma parte levadiça com 89 m de extensão, a mais larga e mais pesada deste tipo na Europa. Popular por seu apelo estético, a ponte foi estrela no filme "Who Am I?" com Jackie Chan , e custou 110 milhões de dólares. Logo após ser aberta ao tráfego de veículos, descobriu-se que a ponte balançava demais sob ventos fortes e ela teve que ser reformada para receber dampeners.

Ponte do Bósforo ou Boğaziçi Köprüsü
TurquiaEmbora não seja a mais longa nem a mais larga do mundo, a Ponte de Bósforo, na Turquia, é famosa por ligar dois continentes: Europa e Ásia . Sua construção foi terminada em 1973 e em 2005 os tenistas Venus Williams e Ipek Senoglu jogaram uma partida de 5 min sobre a ponte. Foi a primeira partida de tênis jogada em dois continentes, com cada jogador em um continente...

Japão
Inaugurada em 1998, a ponte Akashi- Kaikyo no Japão, é a mãe de todas as pontes suspensas, com 3.911 m de comprimento total e 1.911 m de vão central, é a ponte com o maior vão do mundo, superando o recorde anterior, que era da Great Belt East, na Dinamarca.
Construida para substituir a perigosa Kobe-Iwaya, em 1998, a ponte atravessa estreito de Ahashi e custou aproximadamente 4 bilhões e meio de dólares. As estatísticas da ponte são astronômicas: 2 milhões de trabalhadores em 10 anos de construção, 1.4 milhões de metros cúbicos de concreto, 181 mil toneladas de aço e cabo de aço em quantidade suficiente para dar a volta à terra 7 vezes...

Japão

Possivelmente uma das mais azaradas pontes do mundo por ter sido inúmeras vezes destruída por inundações e furacões, Kintaikyo foi primeiramente construida na cidade de Iwakuni, em 1673, por ordem do Senhor Feudal Lorde Kikkawa, e era usada somente pelos samurais.Está entre as mais famosas do Japão e uma das mais belas do mundo. Nem um único prego foi utilizado na sua construção e em sua extensão , 210 metros de comprimento, 5 metros de largura , estão as cinco pontes de madeira em arco, que permaneceram intactas até 1950, quando um tufão destruiu toda a ponte, que foi reconstruida 3 anos depois e até hoje é usada.

Holanda
Ponte de Niejmegen, em Setembro de 1944

No verão de 1944, os exércitos aliados finalmente abriram a Frente Oriental com a invasão da costa da Normandia, sul da França. Em meados de setembro, as forças do General Eisenhower tinham chegado à fronteira alemã e ocuparam uma linha traçada a partir do sul da Holanda , ao longo da fronteira alemã de Trier e sobre a Metz. No final de Setembro de 1944, como Eisenhower mudou-se para garantir uma ponte sobre o Reno, no norte, uma grande e ousada operação aliada chamada Mercado-Jardim foi lançada para estabelecer uma passagem pelo Reno, na Holanda, fora do flanco da Linha Siegfried, garantindo passagem para a crítico porto de Antuérpia. A ponte em Nijmegen, na Holanda foi o palco de violentos combates e tema de um clássico do cinema, Uma Ponte Longe Demais.
Ponte de Niejmegen atualmente

E com toda a tecnologia para se construir as mais incríveis pontes jamais imaginadas,
muitas vezes não conseguimos construir uma pontezinha até a pessoa que está ao nosso lado...


2 comentários:

Xênia Arnt disse...

Oi Ana, adorei essa história de pontes e de vez em quando assisto aquele programa "Mega Construções" da Discovery.
Então sugiro uma obra maravilhosa do nosso país. O projeto da Ponte JK que foi agraciado com a Medalha Gustav Lindenthal do ano de 2003, no 20º Congresso Internacional de Pontes (20th International Bridge Conference). Essa medalha é outorgada anualmente para projeto inédito de ponte, que se caracterize por inovação na técnica ou no material empregados, ou que se notabilize no aspecto estético, na interação com o meio-ambiente ou no engajamento da comunidade. Criada pelo arquiteto Alexandre Chan.

Um grande abraço.

obs. Faz uma semana que estive lá, e pude contemplar essa maravilha arquitetônica.

Ivo e Fátima disse...

Oi Aninha

Ainda não me deu tempo de ler, mas achei a idéia ótima.

Quando eu voltar para Curitiba, com mais tempo e internet mais barata, vejo com mais tempo e faço comentários mais pertinentes.

Beijos prá vc e abraços no Gafa.

Ivo