quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A beleza das Pontes - parte II


Discover Axel Stordahl!

New York
Em 1855, John Roebling começou projetar uma ponte que seria a ponte suspensa mais longa do mundo, com as torres que seriam as estruturas mais altas no hemisfério ocidental: a ponte de Brooklyn em New York. Hoje, a ponte de Brooklyn é um dos cruzamentos principais do East River e uma das pontes mais pesadamente trafegadas do mundo. Mas no fim do século dezenove, só para convencer a cidade da necessidade construção da ponte, levou mais de 14 anos. Depois que obteve a aprovaçã0, Roebling examinava o local da construção quando seu pé foi esmagado por uma balsa. Três semanas antes de iniciar a construção , morreu de tétano. Seu filho, Washington Roebling tomou o projeto e em 1872, ao trabalhar nos ajustes da fundação para as torres, caiu doente com a doença da descompressã0, o que o deixou mal capaz de ver, falar, ou escrever. Sua esposa, Emily Warren Roebling, por nove anos foi ao local das obras entregar coordenadas do seu marido. Washington conseguia acompanhar a construção de dentro do seu quarto, usando binóculos.Quando a ponte de Brooklyn foi aberta, Emily foi honrada com o primeiro passeio sobre a ponte, e na ocasião, prendeu um galo, um símbolo da vitória, em seu colo. Entretanto, as pessoas ainda não acreditavam que a ponte era segura e que suportaria o peso dos automóveis sobre ela. Para provar a segurança da ponte, o casal arranjou a passagem de uma manada de elefantes sobre ela. Washington morreu em 1926 e teve raras oportunidades de passar pela ponte. Uma observação interessante sobre a ponte de Brooklyn: resistiu ao tráfego, ao peso e ao tempo , enquanto outras pontes construídas na mesma época se desintegraram. Crédito a Roebling pelo projeto capaz de suportar uma carga 6 vezes maior do que necessário à época.
A ponte Navajo atravessa o canion do rio Colorado , no estado do Arizona. Por aproximadamente 1000 Km ,a ponte é a única passagem cruzando o rio e o canion.
Antes da construção da primeira Navajo , a única travessia de rio Arizona a Utah era o vizinho Lee's ferry , mas a balsa não tinha um funcionamento regular devido às condições climáticas adversas .

Veneza

No século XIX, Lord Byron chamou a ponte que atravessa o Rio di Palazzo ligando a prisão dos Dodges à sala de interrogatório no Palácio, de Ponte dos Suspiros (Ponte dei Sospiri), supostamente porque os prisioneiros que por ela passavam, ao olhar pelas janelas, sabiam que estavam vendo Veneza pela última vez antes de sua tortura e provável execução.
Construida por Antônio Contino em 1600 , antes dos dias da Inquisição e das execuções sumárias, criou-se a lenda que se um casal de amantes passando de gôndola se beijasse embaixo da ponte ao por do sol, seu amor duraria por toda a eternidade!

A Ponte de Ferro (The Iron Bridge)
Shropshire, Inglaterra

A ponte de ferro não é particularmente grande ou ornamentada, mas tem algo que a fez original: é a primeira ponte feita completamente de ferro. No século XVIII, Shropshire era muito rica em ferro e carvão - certamente havia mais fábricas do ferro dentro do raio de duas milhas da cidade do que em qualquer outra cidade no mundo. Assim era natural que a ponte fosse feita toda em ferro, um material mais forte e resistente que a tradicional madeira. O arquiteto Thomas Farnolls Pritchard propôs uma única ponte em arco , que permitisse a passagem de barcos, mas ele morreu antes que a ponte fosse construída. (Observe o arco perfeito que a ponte forma com o seu reflexo na água)A construção da ponte do ferro foi realizada por um mestre-ferreiro local chamado Abraham Darby III. Aproximadamente 400 toneladas de ferro foram usadas na construção da ponte que tem 5 reforços em arco, cada um deles feito em duas partes que levaram apenas 3 meses para serem unidas com parafusos. A facilidade e velocidade da construção da ponte, ajudou a convencer as pessoas da versatilidade e da força do ferro, em plena Revolução Industrial. O custo, no entanto, foi bem maior do que o estimado por Darby, o que causou a sua falência e o arruinou financeiramente, ficando com dívidas enormes até a sua morte.

Hangzhou Bay Bridge
Zhejiang, China
Finalizada em 2007 com 22.4 milhas de comprimento, a ponte da baía de Hangzhou liga as províncias de Shanghai e Ningbo , e foi aberta ao público em Maio de 2008. É a ponte mais longa do mundo sobre o mar, com 36 km de extensão e custou U$ 1.7 bilhões. Espera-se que tenha 100 anos de vida útil e encurta a viagem entre Xangai e Ningbo em 120 km.

San Diego-Coronado Bridge
San Diego

A construção da ponte San Diego-Coronade terminou em 1969 a um custo de U$ 47,6 milhões. Caracterizada por uma curva em 90° em 3.440m, e construida a uma altura máxima de 61m, permite que não apenas as embarcações passem sob ela, como até mesmo um porta-aviões vazio. Tem o título infeliz de ponte dos suicídios, por ter sido o palco de mais de 200 suicídios entre 1972 e 2000, perdendo apenas para a Golden Gate ( número 1) e a George Washington Memorial Bridge (Ponte Aurora) que é a número 2 em suicídos no país.

George Washington Memorial Bridge ou Aurora Bridge
Seatle
A construção da ponte começou em 1931, dedicada ao aniversário de 200 anos de George Washington. Aberta ao tráfego em fevereiro de 1932, faz parte da antiga Pacific Highway, hoje Route 99, que vai do Canadá ao México. A ponte atravessa o Lago Union, parte do Lago Washington, e, por sua altura não foi necessário fazê-la levadiça. Foi projetada por um escritório de arquitetura de Seatle, Jacobs & Ober, com Ralph Ober sendo o engenheiro responsável pelo projeto. Ober morreu em Agosto de 1931 de hemorragia cerebral, enquanto a ponte ainda estava em construção. Nomeada para o Registro Nacional de Locais Históricos em Janeiro de 1980, por sua funcionalidade e estética, e por ter sido a primeira ponte construida na região que não tinha tráfego de bondes. Com a queda da I-35 em Agosto de 2007, O Departamento de Transportes de Washington realizou todos os testes e controles do aço das pontes do estado, inclusive na ponte Aurora, que foi certificada como estruturalmente sólida e sem deficiências detectáveis. Por sua altura e acesso a pedestres, tornou-se um local popular para suicídios, tendo o primeiro ocorrido em Janeiro de 1932, quando um vendedor de calçados atirou-se dela antes mesmo da obra estar concluida. Inúmeros relatórios foram escritos sobre a alta incidência de suicídio na ponte, muitos deles usando a ponte como estudo de caso em áreas que vão desde a prevenção ao suicídio até os efeitos do atendimento pré-hospitalar às vítimas de trauma.
Hoje há 6 telefones de emergência e 18 placas ao longo da ponte, para encorajar as pessoas a procurarem ajuda ao invés de pularem da ponte.

Ponte dos Jardins de Cezanne
Les Lauves
Aix-en-Provence

Ponte dos jardins de Cezanne, em Les Lauves, onde o pintor morou nos últimos anos de sua vida. Não é esta a ponte de Maincy, uma das suas obras mais famosas e que está hoje no Museu do Louvre, mas eu adorei a imagem desta ponte, tão solitária e frágil quanto Cezanne...
Le Pont de Maincy, 1879
Museu do Louvre

Ponte Japonesa de Monet
Estudo de Nenúfares

1908
Tanque das Ninféias
"A grandeza do homem consiste em que ele é uma ponte e não um fim; o que nos pode agradar no homem é ele ser transição e queda."
Friedrich Nietzsche

Um comentário:

Fifi Flowers disse...

GREAT bridge collection! Bridges are so beautiful and functional all at the same time. Love this post!