terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A beleza do Reveillon - pelo mundo


Discover Various Artists!



Áustria

New Year's Eve Kaiserball no the Hofburg Palace em Viena

Os austríacos têm o hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento
em que o relógio soa a zero hora de um novo ano.
As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.

China
Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre os meses de janeiro e fevereiro. Tradicionalmente, nesse período os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte.
Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação.
À meia-noite, há uma grande queima de fogos. Os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis.

Dinamarca

Depois de uma ceia a base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam ansiosamente pela meia-noite.
Quando o relógio está prestes a soar as doze badaladas, todos na família sobem em cadeiras.
Assim que dá meia-noite, pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe.

Escócia
Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa de Ano Novo é a de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca. Some-se a isso o ainda mais tradicional hábito de beber uísque em toda e qualquer comemoração e está garantido um dos reveillons mais animados da Europa.
Na Escócia, existe uma superstição bem engraçada sobre a primeira visita que se recebe no ano: Se for um homem moreno, ótimo. É um bom presságio.
Se for um sujeito ruivo, a visita é considerada um mau agouro.
Mas eles acreditam que azar mesmo terá aquele que abrir as portas para uma mulher.
Ainda os escoceses: enquanto todos os países de língua inglesa chamam a festa de reveillon de New Year's Eve ("véspera de ano novo"), na Escócia a data é conhecida como Hogmanay, que vem do gaélico oge maidne ("nova manhã").

França

Na França, as pessoas costumam preparar ostras e diversos outros frutos do mar para a ceia de Ano Novo.

Índia

Na Índia, existem mais de 12 calendários religiosos. No Norte, o ano começa a Festa de Dîwâlî, no outuno. Os indianos colocam luzes por todas as partes.

Portugal

Uma das manias dos portugueses é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano. Só não convém chamá-los de "paneleiros", o mesmo que "bicha" para nós.

Tailândia

O Ano Novo começa na metade de abril.

Vietnã

Os vietnamitas comemoram o Ano Novo, que eles chamam de Tet, no dia 10 de fevereiro. Nessa data, todos acordam cedo e vão à igreja. As mulheres vestem vermelho e amarelo (porque são as cores da bandeira do país) e os homens usam roupas pretas. Na igreja, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco. Depois de meia hora, são distribuídos os "envelopes vermelhos" para as crianças, cada um com 10 ou 20 dólares dentro.



Feliz Ano Novo

Glückliches Neues

JahrNytar

Feliz Año Nuevo

Felicigan Novan Jaron

Heureuse Nouvelle Année

Feliz Aninovo

Shaná Tová

Happy New Year

Felice Nuovo Anno

Akemashite Omedetou Gozaimasu

5 comentários:

Anônimo disse...

Baaah ANAA, tá muito diver essa postagem, HAHAHA imagine vc e o pai na Escócia, AIUHSUIAHSUIHAS, mais então, achei bem interessante, beeijos te adoro. Carol :D

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Linda at Lime in the Coconut! disse...

And a big, huge happy new Year to you to Ana! What do you typically do in Brazil for New Years?

We usually have a few friends over (or go to their home)and bang pots and pans and light fireworks at 12:00 as we watch the ball fall in Times Square.

Anônimo disse...

Ana, se eu pudesse, juntaria o amuleto de chumbo, acenderia toda minha casa, pularia da cadeira, beberia champagne com ostras, bateria panelas para chamar atenção de todo mundo para o espetáculo de fogos da Praia de Copacabana, no meu Rio de Janeiro. E, aí sim, beijaria meus amores, que você sabe que são 3!!!
Mas... estou aqui, longe do meu lugar, nem por isso deixarei de comer muito crab, beber muito champagne e beijar muito meus 3 amores!!!!

Feliz Ano Novo!
Happy New Year!
Feliz Año Nuevo!!!!!
Ana H.

Claudia Pimenta disse...

oi ana! que o ano novo seja maravilhoso!!! bjs, querida!!!